POSTAGENS RECENTES

ÚLTIMOS TWITTER

Afroempreendedorismo ganha força com “Movimento Black Money”

by / segunda-feira, 19 março 2018 / Published in Empreendedorismo

Pesquisas apontam que a maior parte do crescimento econômico neste século foi apropriada pelos 10% mais ricos da população. De acordo com números do IBGE, os negros representavam apenas 17% da parcela mais rica do Brasil em 2014 (mesmo sendo mais da metade da população). E o que mais nos preocupa é que as pesquisas mostram que a pobreza entre a população negra tem aumentado. Em 2004, 70% dos mais pobres eram negros e, em 2014, o número subiu para 76%. De que maneira podemos reduzir as disparidades na distribuição de renda no Brasil?

O Movimento Black Money é um fomentador para o desenvolvimento do ecossistema do empreendedorismo negro. No Blog do MBM serão publicados artigos semanais para difusão de conteúdos nas áreas de inovação, tecnologia, comportamento e finanças, além da divulgação de ações e projetos paralelos voltados à formação empreendedora de jovens e adultos negros.

Estima-se que em 2017 a população afro-brasileira movimentará mais de 1 trilhão de reais na economia. Pensando em toda essa movimentação e o poder de consumo da população negra no Brasil: Que serviços temos contratado? Quais empresas estão realmente atentas às necessidades desse consumidor cada vez mais ativo? Por que devo investir em empresas que não me representam em sua publicidade, que não possuem profissionais negros em todos os níveis de sua estrutura?

A partir do momento em que pararmos de consumir de empresas desiguais forçamos o sistema a se adaptar a real necessidade desse público que está em busca de melhor representatividade e espaços. Esses temas, pesquisas e cases serão retratados e detalhados no blog do Movimento Black Money com exemplos de iniciativas que comprovam que é possível criar um movimento real de emancipação econômica. O primeiro grande tema que trataremos no MBM será a inclusão do negro no sistema financeiro, com formação e sistematização bancaria digital focada nas demandas da população afrodescendente do Brasil.

Como case e principal braço de intervenção no cenário financeiro temos o !link D’Black Bank http://www.dblackbank.com.br/, um banco digital o desenvolvido de Negros para negros no Brasil.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 50% dos donos de negócio são afrodescendentes, 49% são brancos e 1% pertencem a outros grupos populacionais. Como os afroempreendedores conseguem se manter e ainda fomentar a economia do país? Nem 30% dos empreendedores são empregadores (possuem ao menos 1 empregado) o que demonstra que a população negra a partir de seu poder de inovação busca abrir seu próprio negócio para sobreviver à recessão e ao desemprego.

Um dos pilares de trabalho do MBM é a disseminação da filosofia de descrença dos poderes do Estado no sentido de justiça e equiparação social, promoção do associativismo entre empreendedores negros e a comunidade negra a fim de fortalecer o afroconsumo e impactar a qualidade de vida de todos os negros com real eficiência. Dar voz, visibilidade e conectar os agentes transformadores do ecossistema empreendedor para cooperação, diálogo e auto sustentação.

Importante o investimento dos resultados dos trabalhos e esforços da população em iniciativas realmente inclusivas, que façam a balança da justiça social e econômica se equilibrar. Investir em empreendimentos negros é um ato político na busca da independência e sustentabilidade que tanto se almeja.

Por fim, é explicito que o caminho para verdadeira liberdade da comunidade afro-brasileira está no desenvolvimento da cultura de fraternidade, sendo necessário criar um consumo afro centrado efetivo e organizado, onde pessoas negras compram e empregam entre si. O papel de cada um é crucial dentro desse ecossistema, afroconsumo liberal para ascensão política e econômica no coletivo.

O blog e demais ações do Movimento Black Money têm lançamento previsto para 30 de outubro de 2017, para mais informações:

Para mais informações, acesse:
http://www.movimentoblackmoney.com.br

Tagged under:

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM

VIEW ALL -
  • 19 março 2018 by Administrador, in Empreendedorismo
    Afroempreendedorismo ganha força com “Movimento Black Money”
    Pesquisas apontam que a maior parte do crescimento econômico neste século foi ...
    READ MORE +
  • 18 março 2018 by Administrador, in Empreendedorismo
    Negros dominam o empreendedorismo no Brasil, mas situação ainda é difícil
    Segundo dados do Sebrae, no Brasil, negros representam maioria no setor empreend...
    READ MORE +
  • 18 março 2018 by Administrador, in Empreendedorismo
    Opeyemi Awe ’15 ganha Watson Fellowship
    Opeyemi Awe ’15 de Germantown, Maryland, foi premiado com uma prestigiada...
    READ MORE +
TOP